Marcadores

domingo, 18 de janeiro de 2015

Viagens no Tempo


           Oi Pessoal ! nesse post vou abordar um tema que muito me fascina : viagens no tempo ! afinal quem nunca quis viajar para o passado , poder ver a história acontecer , ou mudar o que errou , ou ir para o futuro e ver os avanços tecnológicos e como será o mundo amanhã ...
         A imagem é do filme A maquina do tempo , dos ano de 1960 , que é baseado no livro de HG Wells do seculo 19 , que foi o 1º livro que de fato usa a ciencia para fazer as viagens no tempo , no qual antes dele deviam usar as viagens por meio de magia ou algo parecido . Depois dele vieram varios outros filmes e séries que abordou o tema .

         Na ciência ainda não tem nenhuma prova de que viagens no tempo são possiveis , pelo menos para passado ,  por enquanto , talvez ja tenha seres do futuro aqui como por exemplo John Titor , de fato só tem duas possibilidades de viagem no tempo mais aceitas pela ciência :

   Viajar além da velocidade da luz


    Nessa teoria , se uma pessoa fosse sair da terra e viaja-se pelo espaço a mais de 300.000.000 quilometros por hora  e viaja-se por algum tempo , quando ele volta-se a terra , teria se passado alguns meses pra ele , na terra ja teria passado séculos !


     Buraco de Minhoca


      Nesse dizem que se construir ou achar um desses , pode servir de atalho pra ir de uma ponta a outra  , também pode servir pra viajar no tempo  indo a épocas passadas ou futuras , o unico porém é que não teria como ir numa época no qual não tivesse um buraco de minhoca

 
               Agora  ,  se pudesse viajar através do tempo , como ia funcionaria a física do tempo nesses casos ? tem 3 possibilidades :


1 -  Tempo pode ser alterado



     Esse de fato é mais conhecido mecanismo de como o tempo funcionaria , muito bem mostrados na trilogia De Volta Para o Futuro  , que mostra que o futuro pode ser reescrito devido a interferência do viajante do tempo no passado  , resultando num novo futuro substituindo o anterior , como por exemplo antes do Marty voltar no tempo , os pais dele eram fracassados e o pai trabalhava pro Biff , após o mesmo voltar da viagem ao passado , tudo muda e os pais são bem sucedidos e Biff trabalha encerando carros .

      Nesse tem a terrível possibilidade do paradoxo , que é fazer algo que elimine a existência do mesmo que no qual impediria de fazer tal viagem como por exemplo o paradoxo do avô se tu volta e o mata antes de este ter filhos , seu pai não nasceria  e nem você , o que faria imaginar , quem matou o avô se a pessoa nem sequer chegou a existir ? logo nem devia ocorrer o assassinato ...



 2 - O Tempo é Imutável




        Nesse o tempo sempre é o mesmo , nunca se altera mesmo com as viagens no tempo , ja que fica claro que a viagem ja ocorreu e sempre ocorreria , determinando a imutabilidade do tempo , o que elimina o paradoxo .  Também possibilita viagens de homens do futuro para o presente , ja que de certa forma o futuro ja existe como algo determinado.

Um exemplo é no filme Bill e Ted , que quando antes de fazerem a 1º viagem no tempo , surge uma outra cabine telefonica com as versões do futuro deles , dizendo pra seguir as instruções do Rufus e outras dicas e vão embora deixando os do presente confusos , depois quando vai passando o filme e fazem o trabalho escolar , chega uma hora que eles acabam caindo no mesmo local , agora eles são os Bill e Ted que dão as dicas enquanto se confrontam com a versão deles do passado que estão confusos e então vão embora , mostrando o ciclo se fechando perfeitamente , diferente do 1º item no qual nunca veriamos no De Volta Para o Futuro 1 , o Dr Brown e Marty do 2 em 1955 , uma vez que o futuro ainda não foi escrito




3 - Cria-se um Universo Paralelo ao Original , que se Mantém




          No 3º item ocorre algo que o tempo original permanece inalterado , porém as ações do viajante acabam por criar uma nova timeline que passa a existir paralelamente a original que ainda continua a existir , logo nessa possibilidade , o paradoxo também é eliminado pois nada interfere na linha do tempo original. O exemplo é o Dragon Ball Z quando o Trunks usa a maquina do tempo para alterar o passado e impedir os androides de destruir tudo , porém quando retorna ao futuro descobre que tudo permaneceu o mesmo como era antes dele partir , mas que criou uma nova linha do tempo a partir da interferência dele no passado, existindo 2 timelines ao mesmo tempo , tanto que no final de Dragon Ball Z se passa exatamente no mesmo ano que o Trunks volta no tempo , mas numa timeline paralela no qual todos estão vivos indo lutar no torneio de artes marciais com o Goku levando Oob pra treinar e o original que só resta Trunks e Bulma do grupo reconstruindo o mundo destruídos pelos androides! .


  Por enquanto é isso , até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário