Marcadores

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Arquivo X : A Revolução Das Séries


           Arquivo X , uma das séries mais memoráveis da televisão , além de ser uma das melhores séries dos anos 90 , revolucionou a forma como as séries seriam feitas a partir dai . Iniciado em 1993 , a série conta a história dos agentes Fox Mulder e Dana Sculy , resolvendo casos paranormais .

            Por que é revolucionária ? voltando 20 anos no tempo , até antes da série , em comum as séries tinham um carater mais otimista , além de que os episódios geralmente não tinham ligações entre si iniciando e terminando em si mesmo , exceto os de parte 1 e 2 , Arquivo X ja muda os conceitos ja no 1º episódio ao botar a parceira Sculy como quase espiã para o FBI para desacreditar Mulder pelo fato dele investigar os OVNIS e o envolvimento com o Governo , ja gerando tensão e botando um clima mais pessismista e cinza na série . Além do vilão na série ser o próprio governo , algo incomum , pois como dito o mundo ainda era muito otimista nos anos 90 , o que realmente ajudou a dar seriedade e status a série .

    E falando dos protagonistas , teve um dos  melhores desenvolvimento de casal que ja teve , bem calmo e , talvez calmo demais , mas bem desenvolvido , mostrando o inicio de parceiros desconfiados e com visão opostas sobre o tema Alienígena , Mulder Crédulo e Sculy totalmente descrente , investigando casos sobrenaturais e os confrontando com a conspiração tendo que rever suas visões enquanto se tornam próximos cada vez mais e nos perguntando quando finalmente ficarão juntos ...


     E falando da estrutura da série , é pioneira em fazer episódios teria ligações com episódios futuros
sendo meio obrigatório o telespectador assistir desde o inicio pra não se perder , sendo que ainda assim não é igual hoje em dia que todo episódio se liga entre si , no caso do Arquivo X se separa em episódios da trama principal , que é  a investigação dos UFOs e provar a conspiração do governo escondendo a verdade , e os fillers que é os agentes investigando alguma coisa sobrenatural em algum lugar dos Estados Unidos misturando folclore ou alguma outra lenda existente aos moldes do Arquivo X .

        E por explorar tão bem as conspirações governamentais , envolvendo clonagem , invasão alien , MIB , além de referencias ao caso Roswell , Area 51 e varias outras histórias , a série virou cult , sendo muito referenciada nas outras séries e até ajudando tornando popular os grupos de Ufologia


             Logico que tamanha popularidade fez a série ter 9 temporadas , mas não que não tenha tido problemas : o criador Chris Carter teve dificuldade de esticar a série depois de um tempo , até pela não certeza de renovação da série , além do ator David Duchovny querer fazer carreira de cinema , diminuindo a sua participação na série e praticamente sumindo na ultima só reaparecendo no episódio final , o que enfraqueceu um pouco a série , fazendo terminar na nona temporada .

                 
         Mas apesar disso a base ainda é muito grande , tanto que após o fim da série , teve outro longa metragem em 2008 , além de este ano a série ter voltado para uma decima temporada !


        Algumas curiosidades :

    Alguns artistas na época ainda desconhecidos participaram do Arquivo X , como Terry O'Quin , Tony Shalhoub e Jack Black


   
Vince Gilligan , criador de Breaking Bad , fazia parte da produção de Arquivo X , escrevendo e dirigindo episódios , pra se ter uma ideia , a maioria do elenco da série dele , foi de atores que participaram de um episódio de Arquivo X

       
                   
       Mulder e Scully ja apareceram em um episódio dos Simpsons



 Os Pistoleiros Solitários , que ajudavam Mulder e Scully em alguns casos no Arquivo X , tiverem uma série própria , que durou uma temporada ! 



Teve duas séries que se inspiraram no Arquivo X , sendo considerados "filhos" desta : Fringe e Supernatural ! 



         

   Por hoje é isso , e lembre-se  a verdade está la fora !

Nenhum comentário:

Postar um comentário