Marcadores

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

De Volta Para o Futuro : 30 Anos De Um Clássico !



       Ja se passou 30 anos que o filme foi lançado ,  e depois de tanto tempo não envelheceu , e além de virar um clássico ,  virou icone que ultrapassa gerações , sendo reconhecido no mundo inteiro .
     E neste post explicarei como o filme alcançou o status e que mesmo atualmente , o filme é um dos poucos que o roteiro não ficou datado , sendo facilmente assistido até hoje .
          E ja se começa no inicio do filme , no qual tem um desenvolvimento bem calmo , algo não muito comum nos anos 80 , a maioria ja começava na ação ,praticamente os primeiros 15 minutos é de apresentação dos personagens , no caso vemos o dia na perspectiva do Marty , como é a vida dele , os sonhos , a família e  como os acontecimentos afetarão a vida dele , e também nesse tempo aparecem pistas do que ocorrerá na trama , mas é tão sutil que nem se percebe tamanho cuidado que tiveram (e ainda botam alguns spoilers que só se saberão no final).


           A ação começa mesmo quando finalmente apresentam a maquina do tempo e tudo saindo errado culminando na viagem do tempo do Marty que volta pra 1955 , e com isso começa a exploração de um novo "mundo" e conhecer os personagens agora jovens , e com isso acontecendo mais confusão até se encontrar com o Jovem Brown .

                E  é a melhor cena , ja que marca o climax : todas as peças são encaixadas e toda a trama é revelada e a partir dai só rola ação , e é do tipo que da muita tensão ja que o tempo é curto , tanto pra juntar os pais e voltar pro futuro , marcando uma bela ironia de que o cara tem uma maquina do tempo , mas sempre está sem tempo .


            O filme se trata sobre relação de família , além de consequências nas ações e no tempo , de certa forma o filme tem o ineditismo de mostrar os possíveis consequências ao viajar no tempo e os paradoxos , ja que a viagem no tempo ocorre no mesmo lugar e numa época próxima ao presente (30 anos no passado ) e com isso podem explorar pequenas mudanças que ocorre no presente através da interação no passado , coisas que nos filmes que antecederam não ocorria por ser sempre em épocas distantes , tanto passado e o futuro . Além disso os personagens são bem carismáticos e humanos , fica fácil se identificar com eles e se importar com o destino deles , além disso como falei o filme tem um ótimo desenvolvimento que depois vira uma ação desenfreada , algo muito mais comum nos filmes atuais que nos anos 80 , além de muita referencia e detalhes que tem que ver mais de uma vez pra apreciar tudo que o filme oferece , além disso o que torna mais atemporal é o fato de falar sobre os anos 80 e 50 , usado pra contrastar e diferenciar  ambas as épocas , o que de fato ja vira uma pequena aula de história e cultura daquele tempo que aumenta o valor cultural do filme .


      O final do filme é a unica parte que de certa forma é mais oitentista mesmo com tudo dando certo e o Marty consegue tudo que queria , mas vai de encontro a mensagem que o filme falava que "que se realmente esforçar , tudo dará certo" o que é valido .
         É um dos poucos filmes que conseguem combinar aventura , comédia e ficção cientifica e se sai bem nos 3 , sem ficar destoando de um e outro , tudo muito bem equilibrado .
         Bom termino aqui , e vejo vocês no futuro ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário