A primeira tentativa de Star Trek A Nova Geração de criar vilões iconicos igual os Klingons e os Romulanos não deu muito certo que foram os Ferengis que até fiz um post falando sobre eles "Por que os Ferengis falharam em ser vilões principais Na Nova Geração?" e devido a isso a direção resolveu fazer uma nova tentativa que desta vez funcionou muito bem: os Borgs!
Sendo opostos aos Ferengis que eram uma sociedade que queriam lucrar a nivel individual e sendo claramente uma critica ao Capitalismo na série, os Borgs no entanto são um grupo coletivo sem nenhuma individualidade que tem como objetivo coletar informações para evoluir mais e mais transformando individuos em Borgs sob coerção dos mesmos. Essa caracteristica de transformar individuos em Borgs e a espécie não dialogar e nem negociar (pelo menos de inicio) o tornou uma espécie bastante ameaçadora e claramente foi baseado no Exterminador do Futuro no qual as maquinas também não negociavam e nem desistiam de seus objetivos!
Além disso possuiam uma tecnologia avançada e estranha e rapidamente se adaptavam não podendo ser feridos com phasers ou qualquer outra arma futurista da série o que causava muita dor de cabeça pra Picard e sua tripulação e deixou um rastro de destruição por onde passaram!
Sendo uma espécie tão poderosa que todos viviam como um , causou destruição por boa parte da galaxia e quase acabou com o Picard transformando-o em Locutus de Borg, realmente ja garante essa espécie como uma das mais ameaçadoras da franquia!
E até a terceira temporada da Nova Geração , foi o auge dos Borgs que até então parecia uma ameaça imparavel porém com o tempo foi mostrado que não eram tão invenciveis e até teriam um ponto fraco fatal como o episodio "I Borg" que quase que a Federação conseguiu acabar com toda a espécie Borg mas sendo impedida por Picard pois individuos que foram presas poderiam ser exterminadas sem chance de retornarem a individualidade, além que depois alguns Borgs perdidos do coletivo foram tomadas pelo Lore, irmão do Data , que queria dominar a galaxia!
E no fim uma outra grande mudança foi a Rainha Borg que acabou com a teoria de serem uma mente unica sem nenhum comando e na verdade todos são escravos de uma mente rainha que coordena tudo, poderia esta ser uma critica ao pensamento coletivista que acaba com o individuo tornando este escravo de um déspota de um estado ou mesmo do corporativismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário