Marcadores

terça-feira, 4 de outubro de 2016

50 Anos da Série Star Trek !



         Pois é , ja se passou 50 ANOS desde a estréia de uma das séries mais cultuadas e cerebrais de todos os tempos !

        Star Trek começou em 1966 mostrando  a tripulação da nave Enterprise viajando pelo espaço
numa missão de 5 anos para conhecer novos mundos , novas civilizações , indo onde nenhum homem jamais esteve .

       Criado Por Gene Roddenberry , a série inicialmente não fez tanto sucesso , apesar de ja ter um publico fiel , mas ainda assim só teve 3 temporadas , afinal o seriado é bem inovador em muitas coisas e o público médio nunca gostou de séries que faziam pensar , coisa que infelizmente ocorre até hoje ...

   Mas para a sorte , a série com o tempo foi ficando mais popular conforme foi sendo reprisado e virou uma série cult , e o resultado foi filmes , novas séries e mais atual um reboot nos filmes com os personagens da série clássica e uma nova série no ano que vem .

   E o que tornou essa série clássica e de certa forma tão relevante culturalmente  ?

   A primeira coisa é o fato da série ter uma visão otimista da humanidade :  uma coisa que até nos dias de hoje parece difícil de alcançar , e por isso tão impactante , começando ja quando se vê a ponte de comando e temos branco , negro , asiático e até russo ! no auge da guerra fria , e também do racismo que era algo constitucionalmente aceito na época nos Estados Unidos , dando a entender claramente que os problemas que afligia a humanidade terminou , preconceito , desigualdade social e conflitos , agora os humanos vivem em paz e a unica coisa que restou para avançar é viajar através das estrelas .

   Outra coisa que ajudou a série a alavancar anos depois , é o fato de ser bem ficção cientifica , mostrando nas histórias os avanços  tecnológicos e até temas como androides ,  realidades virtuais ,
biologia , viagens no tempo , seres avançados , universos paralelos ... isso sem falar das tecnologias do mundo do seculo 23 , com os comunicadores que serviu de inspiração pra criar o celular , velocidade de dobra , que agora ta servindo de estudo como viajar mais rápido pro espaço e o teletransporte , que ja foram feitos testes e funcionou pra átomos ,  interessante que o teletransporte só veio como recurso porque a série não tinha verba pra ficar fazendo cena de mini nave aterrizando !




   Ironicamente ao mostrar o futuro otimista e tudo mais , a série  costumava usar as viagens espaciais como pano de fundo para falar sobre as questões da humanidade da época , preconceito , Guerra Fria , que sempre eram os Klingons ou os Romulanos , e coisas mais universais como paixões , medos , dualidade humana , religião e varias outras coisas .


       No fim , tem que falar do elenco , com os personagens carismáticos da ponte , destacando o impulsivo mas perspicaz Capitão Kirk , o Médico sempre emocional Mccoy e o sempre logico e inteligente Spock , que formavam um otimo trio , enquanto o Spock sempre fazia decisões partidas da logica e o doutor sempre se vaia do emocional com o Kirk no fim sempre usando os dois e tomando decisões equilibrada , referenciando  o ID , Ego e Super ego , além da amizade que foi bem desenvolvida e da personalidades , que é indispensável para realmente nos importarmos , além de citar o engenheiro Scott que sempre tinha alguma solução na engenharia além de amor a bebidas .

        Espero que a franquia continue tendo mantendo o sucesso , e que a nova série renove ainda mais o humanismo que as séries sempre tiveram !

 Desejo a todos , uma vida longa e próspera !

Nenhum comentário:

Postar um comentário